domingo, 20 de março de 2011

O LEÃO E O RATINHO

Projeto mais Educação


O LEÃO E O RATINHO

Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pêlos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.
(Monteiro Lobato)
Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.

(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)

Objetivos:
Para o  aluno:
  • Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita
  • Diferenciar textos através da identificação das características próprias de cada gênero textual
  • Identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
  • Distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa).
  • Identificar na escrita palavras com ss ou s
  • compreender o uso da pontuação na construção de um texto.

Atividades:

a)Questões sobre o texto:
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
________________________________________________

2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror?
________________________________________________

3. O que aconteceu ao leão, dias depois  ele ter encontrado o ratinho?
________________________________________________

4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão?
________________________________________________
5. Quem são as personagens do texto?
________________________________________________

6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?

7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido?

________________________________________________________

8. Quantos parágrafos têm o texto? _______________________
     1º Parágrafo começa ________________________________
      Último Parágrafo___________________________________

9. Escrava palavras do texto que você não conhece. Isto impediu você de entendê-lo?
________________________________________________________

10. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam?
________________________________________________________

11. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto:  Ele ficou paralisado pelo terror.
________________________________________________________

12. Dê outro título ao texto.
________________________________________________________

Sobre Gramática

Escreva o aumentativo e o diminutivo das palavras abaixo:
Animal ____________     ______________
Casa______________      ______________
Porta_____________     ______________

1. Complete as palavras usando s ou ss
          
a       ave___o                                                    
         bú____ola 
         cla____e        
         di____e  
         ma____a
  pá____aro     
  pa___aporte
  __o___ego    
  __uce___o
  pince___a
  va___oura
  pa___eio
  ca___aco
  a___oalho
  pê___ego




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber sua visita !

Adoro receber sua visita !