terça-feira, 22 de março de 2011

Atividades de Língua Portuguesa

Para meus queridos alunos da 4ª série

Objetivos:

  • Capacitar os alunos a pontuar corretamente
  • Reconhecer os sinais de pontuação presentes no texto e justificar o seu emprego;
  • Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor

Observe a pontuação:

    [...] “Olha lá, Raquel, atrás da palmeira! O ET está lá. Ela não sorriu, como eu esperava. Não entrou na minha brincadeira. “O ET não existe, papai, ela respondeu, séria. Então eu disse: Ah, é? Se não existe, por que é que você estava chorando?”. Ela me respondeu: “Por isso mesmo: porque ele não existe...”.
Que coisa misteriosa, mais bonita: que nós sejamos capazes de ter alegrias e tristezas por causa de coisas que não existem

      Atividades:
1. Circule e escreva os nomes dos sinais de pontuação utilizados no texto acima e o número de vezes que cada um foi usado.



2. Pontue as frases usando ponto final, de exclamação ou de interrogação:
a) Você já vai sair__
b) Oh__ Como o amanhecer é lindo__
c) Eu me chamo Daniela__ E você__
d) As crianças almoçaram conosco__

3. Use a vírgula onde for necessário:
a) dona Clara trouxe da feira laranja maçã uva abacate e banana.
b) Sim está na hora de tomar banho

4. Leias as frases, use as aspas e explique o porquê:
a) A menina disse: Não quero macarrão.
b) O aviso dizia: É proibido fumar

5. Use os dois-pontos e o travessão:
a)    O rapaz começou a contr
        E a lua foi subindo, subindo...
        Filhinha, por que não sentamos primeiro?  Perguntou a mãe.

b) Explique o porquê do uso dos dois-pontos e do travessão na questão 5.
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber sua visita !

Adoro receber sua visita !