sábado, 26 de março de 2011

Cidade de Salvador


A cidade de Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 por Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil, com o objetivo de ser a sede do governo, a primeira capital do Brasil.
Desenvolvimento urbano
Ao longo dos séculos XVII e XVIII a cidade de Salvador se urbanizou, cresceu em tamanho e em beleza, tornou-se uma grande capital. As ruas, praças e casas são testemunhas desse progresso. O centro da cidade onde hoje estão a praça Municipal, o Terreiro de Jesus e o Pelourinho moravam os senhores de Engenho, os comerciantes e os oficiais mecânicos. As ruas não eram calçadas e as praças ali existentes eram de terra vermelha e quase  sem árvores.
Salvador desenvolveu-se em dois níveis distintos: Cidade  Alta e  Cidade Baixa.

A Cidade Baixa localizada na estreira planície litorânea, é o núcleo das atividades portuárias e comerciais, sobretudo do setor atacadista. Tem  como atrações o Mercado Modelo, com lojas de artesanato, restaurantes e bares, o solar do Ferrão, o solar do Unhão, totalmente restaurado, e a feira de Água dos Meninos, ponto de afluência dos saveiros típicos que levam produtos do recôncavo para Salvador.
 Na Cidade Alta, localizada no platô que se ergue em escarpa abrupta, a sessenta metros do porto,  os bairros residenciais contornam o centro histórico, que se caracteriza pelo comércio varejista.

Predominam em Salvador as atividades de serviços, turismo e comércio, mas é marcante o crescimento da industrialização.
O Centro Industrial de Aratu, criado em 1967, incentivou a instalação de unidades fabris, que têm crescido em número e diversificação de produtos. As principais indústrias são do setor têxtil, alimentício, de construção civil, e de transformação de couro, fumo e cacau. O pólo petroquímico de Camaçari, que industrializa o petróleo do recôncavo, funciona como centro de atração para diversas atividades da área industrial e comercial. No quadro econômico destacam-se ainda a pesca e a agricultura, em especial a de frutas como coco, laranja, banana e manga.

Um dos maiores centros turísticos do país, Salvador se beneficia de características muito específicas. Tem clima quente e ensolarado o ano todo; a beleza natural de praias, como Ondina, Arembepe, Farol da Barra, Amaralina, e de lagoas, como a do Abaeté; as manifestações variadas da cultura negra, como culinária rica e exótica, música, ritmos quentes, sincretismo religioso, terreiros de candomblé e exibições de capoeira; as festas como as do Senhor do Bonfim e o carnaval, com seus trios elétricos; e um cenário magnífico de arquitetura histórica.
Destacam-se também fortes da antiga linha de defesa da costa, como os de São Marcelo, Santo Antônio da Barra, Monte Serrat, São Pedro e Santa Maria
.
Entre os museus, são famosos o Museu de Arte Sacra -- com um acervo que reúne mais de 1.500 peças, entre imagens, esculturas, azulejos, alfaias, painéis, objetos de ouro, prata, pedra-sabão e barro cozido -- e o Museu Carlos Costa Pinto (prataria e mobília), conhecido como Museu da Prata, e o Museu de Arte da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber sua visita !

Adoro receber sua visita !