Para meus queridos alunos da 4ª série
Objetivos:
- Capacitar os alunos a pontuar corretamente
- Reconhecer os sinais de pontuação presentes no texto e justificar o seu emprego;
- Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor
Observe a pontuação:
[...] “Olha lá, Raquel, atrás da palmeira! O ET está lá. Ela não sorriu, como eu esperava. Não entrou na minha brincadeira. “O ET não existe, papai, ela respondeu, séria. Então eu disse: Ah, é? Se não existe, por que é que você estava chorando?”. Ela me respondeu: “Por isso mesmo: porque ele não existe...”.
Que coisa misteriosa, mais bonita: que nós sejamos capazes de ter alegrias e tristezas por causa de coisas que não existem
Atividades:
1. Circule e escreva os nomes dos sinais de pontuação utilizados no texto acima e o número de vezes que cada um foi usado.
2. Pontue as frases usando ponto final, de exclamação ou de interrogação:
a) Você já vai sair__
b) Oh__ Como o amanhecer é lindo__
c) Eu me chamo Daniela__ E você__
d) As crianças almoçaram conosco__
3. Use a vírgula onde for necessário:
a) dona Clara trouxe da feira laranja maçã uva abacate e banana.
b) Sim está na hora de tomar banho
4. Leias as frases, use as aspas e explique o porquê:
a) A menina disse: Não quero macarrão.
b) O aviso dizia: É proibido fumar
5. Use os dois-pontos e o travessão:
a) O rapaz começou a contr
E a lua foi subindo, subindo...
Filhinha, por que não sentamos primeiro? Perguntou a mãe.
b) Explique o porquê do uso dos dois-pontos e do travessão na questão 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário