Projeto mais Educação
O galo cacarejava em cima de uma árvore. Vendo-o ali, a raposa tratou de bolar uma estratégia para que ele descesse e fosse o prato principal de seu almoço.
-Você já ficou sabendo da grande novidade, galo? – perguntou a raposa.
-Não. Que novidade é essa?
-Acaba de ser assinada uma proclamação de paz entre todos os bichos da terra, da água e do ar. De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. No reino animal haverá apenas paz, harmonia e amor.
-Isso parece inacreditável! – comentou o galo.
-Vamos, desça da árvore que eu lhe darei mais detalhes sobre o assunto – disse a raposa.
O galo, que de bobo não tinha nada, desconfiou que tudo não passava de um estratagema da raposa. Então, fingiu estar vendo alguém se aproximando.
-Quem vem lá? Quem vem lá? – perguntou a raposa curiosa.
-Uma matilha de cães de caça – respondeu o galo.
-Bem...nesse caso é melhor eu me apressar – desculpou-se a raposa.
-O que é isso, raposa? Você está com medo? Se a tal proclamação está mesmo em vigor, não há nada a temer. Os cães de caça não vão atacá-la como costumava fazer.
-Talvez eles ainda não saibam da proclamação. Adeusinho!
-Talvez eles ainda não saibam da proclamação. Adeusinho!
E lá se foi a raposa, com toda a pressa, em busca de uma outra presa para o seu almoço.
Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas
Objetivos:
Objetivos:
Desenvolver através de fábulas momentos de descontração
Possibilitar a troca de informações entre os alunos;
Promover momento de leitura e escrita em sala de aulaTrabalhar com a oralidade dos alunos;
Atividades:
Leitura em dupla
Interpretação do texto
1. Identificar no texto o narrador e os personagens.
1. Identificar no texto o narrador e os personagens.
1. Por que a raposa queria que o galo decesse da árvore?
Na questão 1 estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.
2. Por que o galo disse que viu cachorros vindo de longe?
Na questão 2, a relação raposa e galo não está éxplicita. Os alunos precisam encontrá-la.
3. Local onde o galo estava cacarejando.
4. Esse texto é um:
( ) texto informativo
( ) fábula
( ) carta
Na questão 4, diferenciar textos através da identificação das características próprias de cada gênero textual? 5 Qual a moral dessa história?
Localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula
Localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula
6.Relação do galo com a raposa (vítima x predadora)
7. Relação da raposa com os cães (vítima x predadores)
8. Nome do autor dessa fábula
Na questão 8, o aluno identifica informação no texto, pois é importante para os sentidos do que se lê, se escreve, se fala ou se ouve.
8. Nome do autor dessa fábula
Na questão 8, o aluno identifica informação no texto, pois é importante para os sentidos do que se lê, se escreve, se fala ou se ouve.
9. Gramática: Ver no texto e retirar:
a) Coletivo de cães
b) Verbos no tempo: Pretérito Imperfeito
c) Uma frases afirmativa
d) A frase Interrogativa é:
( ) Que novidade é esa?
( ) Comentou o galo
( ) E lá se foi a raposa.
c) Uma frases afirmativa
d) A frase Interrogativa é:
( ) Que novidade é esa?
( ) Comentou o galo
( ) E lá se foi a raposa.
e) três palavras escritas com ss
10. Teatro
Alguns alunos vão:
Interpretar o galo e a raposa
Narrador
Os alunos precisam fazer a distinção entre narrar e ser personagem distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário