Projeto mais Educação
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pêlos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.
(Monteiro Lobato)
Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.
Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.
(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
Objetivos:
Para o aluno:
- Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita
- Diferenciar textos através da identificação das características próprias de cada gênero textual
- Identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
- Distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa).
- Identificar na escrita palavras com ss ou s
- compreender o uso da pontuação na construção de um texto.
Atividades:
a)Questões sobre o texto:
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
________________________________________________
2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror?
________________________________________________
3. O que aconteceu ao leão, dias depois ele ter encontrado o ratinho?
3. O que aconteceu ao leão, dias depois ele ter encontrado o ratinho?
________________________________________________
4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão?
________________________________________________
5. Quem são as personagens do texto?
________________________________________________
6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?
7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido?
________________________________________________________
8. Quantos parágrafos têm o texto? _______________________
1º Parágrafo começa ________________________________
Último Parágrafo___________________________________
9. Escrava palavras do texto que você não conhece. Isto impediu você de entendê-lo?
________________________________________________________
10. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam?
________________________________________________________
11. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror.
________________________________________________________
12. Dê outro título ao texto.
________________________________________________________
Sobre Gramática
Escreva o aumentativo e o diminutivo das palavras abaixo:
Animal ____________ ______________
Casa______________ ______________
Porta_____________ ______________
1. Complete as palavras usando s ou ss
a ave___o
bú____ola
cla____e
di____e
ma____a
pá____aro
pa___aporte
__o___ego
__uce___o
pince___a
va___oura
pa___eio
ca___aco
a___oalho
pê___ego
Qual a quantidade de paragrafos?
ResponderExcluirQuantos parágrafo tem este texto
ResponderExcluir