segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atividades sobre: Sujeito e Vozes do Verbo


Leia minha turminha da 8ª série e faça os exercícios.

Vozes do Verbo

Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais: 

   1.  Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.
            Ex :   Os pais  educam  os filhos.
                                        
     
   2. Passiva: quando o sujeto é paciente recebendo a ação expressa pelo verbo.
        Ex : Os filhos   sao educados   pelos pais.
                    
    A Voz Passiva pode ser:

  •    Voz Passiva analítica: Formada pelo verbo auxiiar  ser + particípio do verbo principal.
        Ex: A escola será pintada. 
              O trabalho é feito por ele.

Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de.

  •    Voz Passiva Sintética: formada pelo verbo principal + pronome se
        Ex: Abriram-se as inscrições para o concurso.

 Voz Reflexiva: é aquele que ao mesmo tempo, o sujeito pratica e sofre a ação expressa pelo verbo.  É formada pelo verbo + pronome reflexivo (me, se, te, me,nos, vos,voc~e(s)).


Agora copie no seu caderno e responda as questões:





1. Transforme a Voz Ativa em Passiva:
a. Os ladrões invadiram a cidade.
b. Pedro feriu o cachorro.
c. Os meninos admiravam o avião.
d. Os colegas estimavam Alfredo.
e. O homem feriu o ladrão.
f. Carlos plantou uma rosa.
g. Alice buscou as crianças.
h. A multidão aclamava a rainha.
i. Tu o acompanharás.
j. Expulsaram-no.

2. Quais frases encontram-se na voz passiva.
a Os conteúdos foram estudados pelos alunos.
b – Todos os comentários foram discutidos durante a reunião.
c – Todas as questões discursivas do concurso foram anuladas.
d – As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito da leitura.
e – Os jogadores eram comandados por um técnico 
bastante exigente.

3.(VOZES DO VERBO) Classifique as seguintes frases quando as vozes verbais:  (Ativa, Passiva, Analítica, Sintética e Reflexiva)

a Antônio sentiu-se largado dos fardos.
b) Tu jamais te contentaste para a tragédia
c) O público apulparia o cantor.
d) Analisar-se-ão os trabalhos esta tarde.
e) Reformam-se casas
f) Deram-se as mãos e caminharam lado a lado
g) Os atletas insultavam-se.
h) Estava-se feliz com o resultado da competição.
i) O ladrão foi perdoado pela vítima.
j) Arrombaram a porta da casa
k) Arrombou-se a casa da esquina.
l) Enviaram um belo presente ao vencedor.
m) O regulamento será obedecido por nós.
n) Sua filha não se penteia para os homens.
o) Encerram-se hoje as inscrições.
p) Elas podem chegar ainda hoje.

4. (VOZES DO VERBO) Apenas uma das frases admite a voz
passiva. Assinale-a.
A) Gosto de frutas.
B) Milhares de pessoas assistiram ao jogo.
C) Deus criou o mundo.
D) Este ano foi quente.
E) NDA.

5) (VOZES DO VERBO) "O velho casarão foi substituído

por um enorme edifício." Passando esta frase para a voz ativa, temos:
A) O velho casarão, substituíram-no por um enorme edifício.
B) Um enorme edifício substituiu o velho casarão.
C) O velho casarão substituiu o enorme edifício.
D) Substituiu-se o enorme edifício pelo velho casarão.
E) NDA

6) (VOZES DO VERBO) Assinale o item em que há erro na passagem da ativa para a passiva:

A) Ela quebrará tudo = Tudo será quebrado por ela.
B) Ela quebrara tudo = Tudo foi quebrado por ela.
C) Ela quebra tudo = Tudo é quebrado por ela.
D) Ela tinha quebrado tudo = Tudo tinha sido quebrado por ela.
E) NDA


 
 































quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Atividades de Português para o 7º e 8º anos


 

EXERCÍCIOS

1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.

a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.


b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.



2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.

a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.



3. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:

a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade.
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova.
c) Fale depressa que eu preciso ir embora.
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia.
e) Ou você me conta a verdade, ou sai daqui.
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair.
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria.
i) Foram ao shopping; nada compraram.
j) Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente.
l) A árvore devia estar meio podre, pois o vento a derrubou.
m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo.
n) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia.
o) Ela não estaria morrendo nem de frio, nem de fome.
p) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível.
q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.


4. Relacione as orações por meio de uma conjunção coordenada que estabeleça entre elas a relação adequada.
a ) Ontem falei muito _____ participei de um debate.
b) Espere,_____ ainda não estou pronto.
c) Trabalharam muito ________ devem estar muito casados.
d) Trabalhei muito, ______ não estou cansado. 
e) Não sei se estudo ______ se trabalho a noite.


5. A conjunção pois pode expressar diferentes relações de sentido: conclusão, explicação ou causa. Identifique qual dessas relações está presente em cada uma das frases abaixo;

a) Entre, pois está chovendo.
b) Não veio, pois adoeceu.
c) Trabalhou muito. Está, pois, cansadíssimo.
d) Volte logo, pois estarei sozinha.



6. Ditado de palavras. Emprego do S e do Z;  -ÊS, - EZ,  -ESA, -EZA.


 7. Produção de texto – Transformar em Tirinha e Desenho de uma árvore com recorte de palavras motivadoras.

Arvore da Paz


texto:  Retratar a Paz


Um rei queria adquirir para seu palácio um quadro que representasse a paz. Para isso, convocou artistas de diversas partes do mundo e lançou um concurso por meio do qual seria escolhido o tal quadro e premiado o seu autor.
Logo começaram a chegar ao palácio quadros de todo o tipo. Uns retratavam a paz através de lindas paisagens com jardins, praias e florestas; outros a representavam através de arco-íris, alvoradas e crepúsculos.
O rei analisou todos os quadros e parou diante de um que retratava uma forte tempestade com nuvens pesadas, redemoinhos de ventos e uma árvore arqueada abrigando, dentro de seu tronco, um pássaro que dormia tranquilamente.
Diante de todos os participantes do concurso, o rei declarou aquele quadro da tempestade o vencedor do concurso. Todos ficaram surpresos, e alguém protestou dizendo:
- Mas... Majestade! Esse quadro parece ser o único que não retrata a paz!
 
Nesse momento o rei respondeu com toda a convicção:
- O pássaro dorme tranquilamente dentro do tronco apesar da tempestade lá fora. Esta é a maior paz que se pode ter: a paz interior.
Paz não é a ausência de agitação no ambiente em que vivemos, mas o estado de tranqüilidade interior que cultivamos diante das tempestades da vida.



































Texto / Interpretação - 3º.4º e 5º anos


Texto / Interpretação

Por que as aranhas fazem teias?


Elas estão por toda as parte. Nos cantos da parede, em algum móvel velho, embaixo da cama, no jardim... Seus fios formam desenhos que encantam nossos olhos. Procure atentamente e você deve encontrar uma teia! Que elas são feitas por aranhas, Todos já sabem. Mas por que as aranhas fazem teias?
A resposta está na barriga da aranha. Bem na ponta do abdome dela, existe um par de órgãos que produzem fios de seda, que formam a teia. Assim, ela solta o fio e vai tecendo, com ajuda de algumas de suas oitos pernas, um emaranhado que pode ter muito formatos.
 
As teias têm várias utilidades para as aranhas. Caçar, proteger seus ovos ou mesmo fazer abrigos. As aranhas que fazem teias para caçar são as mais observadas. Você já deve ter visto algum bicho grudado em uma teia. É que ela é coberta por uma substância grudenta. Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar presa em seus fios. Se isso acontecer, já era! Ele certamente será devorado.
                                             (Oliveira, Felipe Bandoni de. Por que as aranhas fazem teias? Ciência hoje das Crianças; Rio de Janeiro, n.144, mar. 2004. Adaptação.)

Marque com um (X) em cada questão a resposta correta.
       
  1. Para fazer a teia, a aranha utiliza:
(          (A) a barriga e as pernas.
(          (B) a boca e os olhos.
(          (C) a cabeça e a barriga.
   (D) as pernas e a barriga.

  2. No trecho “Assim ela solta o fio”, a palavra sublinhada se refere a:
           (A) barriga da aranha.
(          (B) própria aranha.
(          (C) perna da aranha
           (D) boca da aranha.


       3. Em “Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar preso em seus fios.”, a palavra sublinhada quer dizer:
 (         (A) descontente.
           (B) destemido.
           (C) distraído.
(          (D) desinformado

        4.O assunto principal do texto é a:
            (A) utilidade das aranhas.
            (B) construção da teia de aranha.
            (C) reprodução da aranhas.
(           (D) alimentação das aranhas.
 
        5.Esse texto que você leu:
(           (A) explica as utilidades da teia de aranha.
            (B) indica o lugar preferido pelas aranhas. 
            (C) informa como é o corpo de uma aranha
(           (D) mostra o que as aranhas gostam de comer


0       6.O inseto fica presa nela porque ela é:
             (A) emaranhada
(            (B) fina
             (C) grande
             (D) grudenta




Adoro receber sua visita !

Adoro receber sua visita !