segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Texto e interpretação/Gramática


Texto:                                Aprendendo com as diferenças

               Bruno Kraucher tem 11 anos, é um garoto alegre, de olhos claros e que tem muitos amigos. Mas nem sempre foi assim. Bruno nasceu com um problema na mão esquerda: tem apenas dois dedos. Na escola, isso sempre foi um problema. “Fico chateado porque falam da minha mão”, conta Bruno. E foi por se sentir diferente, que Bruno começou a agredir todas as outras crianças da sua idade. No colégio Friburgo, em São Paulo, onde estuda há menos de um ano, Bruno não conseguia fazer amigos. Ele era muito agressivo e briguento. Até que um dia, os alunos, incentivados pelo colégio, se reuniram para falar sobre as diferenças. Foi então que Bruno ficou sabendo que as pessoas não se aproximavam dele pela sua agressividade e não porque sua mão era diferente. “Hoje sei que todos encaram minha mão como uma coisa normal e percebi que estava perdendo meus amigos”, revela o garoto.
          Assim como Bruno, muitas outras crianças já se sentiram excluídas por serem gordinhas, tímidas ou muito magras. Isso se chama preconceito. E, sentir que você está ficando de fora do grupo por ser diferente é muito difícil. O garoto André Loducca, de 10 anos, fica muito triste com as brincadeiras dos colegas, que adoram dizer que ele é magro. Pelo motivo oposto, Renato Stefane, de 10 anos, já brigou com os amigos. “Fico muito chateado quando me chamam de gordo, baleia, cabeçudo ou não me escolhem para o futebol”, revela Renato, que acredita que o importante é o que a gente tem por dentro. Ele diz, também, que os gordinhos são os que mais sofrem preconceito.
  Para a garota Alice Passos Tufolo, de 7 anos, é muito feio ter preconceito.
                                                                            Holanda, Ana, São Paulo, setembro/1998.
Interpretação de Texto
 Marque com um (X) em cada questão, as respostas.
1.O que o texto mostra para as pessoas?
a) A gente deve respeitar quem é diferente.
b) As pessoas são sempre muito iguais.
c) As crianças devem se afastar uma das outras.
d) A gente pode ter preconceito com os outros.

2.Bruno sempre se desentendia com os colegas da escola, porque?
   ___________________________________________________

3.O que as pessoas estão usando quando chamam a gente de “baleia”, “cabeçudo”, etc.
a) Abreviação                 c) sigla
b) Apelido                         d) Sobrenome               

4. Por que o pessoal do colégio Friburgo incentivou as crianças a conversarem sobre as diferenças?
a) Precisava controlar a agitação das aulas.
b) Precisava fazer uma atividade mais animada.
c) Queria observar o comportamento das crianças.
d) Queria discutir o problema do preconceito.

5. Na frase: “Muitas outras crianças já se sentiram excluídas por serem gordinhas. A palavra excluída no texto significa:
(    ) Acolhidas             (    ) Afastadas      (    ) Arrastadas     (     ) assustadas

Gramática

1 As palavras  destacadas na frase: “... é  garoto alegre, de olhos claros...” (linha 1) são:
   (    ) Adjetivos        (     )  Pronomes       (    ) Preposições

2. Substitua as palavras destacadas por pronomes pessoais do caso reto.
             
a) Bruno Kraucher tem 11 anos.
     ___________________________________________

b) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. 
   ____________________________________________

c) Eu e meu irmão fomos á sorveteria.
    ____________________________________________

3.Numere as frases:

  (   ) Vossa Alteza quer chá?                              (1) Pronome do caso oblíquo
  (   ) Entregue-lhes estes documentos.    (2) Pronome de Tratamento.                                                               
  (   ) Quem os atendeu?
  (   ) A senhora vai ao cinema?

4. Pontue corretamente as frases abaixo com os sinais ( ? ) e ( ! )
a) Como a praça está cheia (    )
b) Quem é esta menina (    )
c) Quantos anos você tem (   )
d) Como o céu está bonito  (   )

                                      
                                                

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



20 de Novembro 

             A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 
            O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à 
            escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo 
          brasileiro (1594).


 

Adoro receber sua visita !

Adoro receber sua visita !