terça-feira, 29 de março de 2011

Atividades de Geografia

Objetivos para os alunos do 4ºano     
Sendo uma atividade interdisciplinar:

  • Investigar as principais dificuldades ortográficas e constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação.
  • Utilizando as disciplinas  geografia e História,  saber identificar os conhecimentos estudados sobre a cidade de Salvador.
  • Na matemática, saber aplicar o tipo de  operação para resolver o problema  corretamente.
 
1) Ditado de frases – Ortografia e Pontuação.  

a)______________________________________________________

b)______________________________________________________

c)______________________________________________________

d)______________________________________________________

e)______________________________________________________________

2) Forme palavras com as letras que se  encontram dentro dos parênteses para completar as questões abaixo:
a) Salvador é uma cidade brasileira, capital do estado da ________(A-I-H-A-B ).
b) A primeira capital do Brasil foi--------------------------------(R-O-D-V-A-L-A-S).
c) A pessoa que nasce em salvador é______________ (R-O-S-O-P-O-E-T-O-N-I-L)
d) O primeiro Governador-Geral, ---------------------------------- fundou a cidade de Salvador em 29 de março de  1549.   (E-M-T-O E-D-S-A-U-S-O).
e) Uma das atividades econômicas de Salvador é o _________(O-M-I-S-R-U-T)
f) O _______ É uma fruta que se destaca na agricultura da economia baiana. (O-O-C-C)

3. Localize pintando no mapa a região onde fica a nossa Cidade.
      
4.  A nossa cidade fez aniversário! Então, vamos descobrir quantos anos ela fez? Resolva a questão abaixo:

a) Tomé de Sousa fundou a Cidade de Salvador em 29 de março de 1549. Quantos anos têm a nossa cidade? 

sábado, 26 de março de 2011

Cidade de Salvador


A cidade de Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 por Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil, com o objetivo de ser a sede do governo, a primeira capital do Brasil.
Desenvolvimento urbano
Ao longo dos séculos XVII e XVIII a cidade de Salvador se urbanizou, cresceu em tamanho e em beleza, tornou-se uma grande capital. As ruas, praças e casas são testemunhas desse progresso. O centro da cidade onde hoje estão a praça Municipal, o Terreiro de Jesus e o Pelourinho moravam os senhores de Engenho, os comerciantes e os oficiais mecânicos. As ruas não eram calçadas e as praças ali existentes eram de terra vermelha e quase  sem árvores.
Salvador desenvolveu-se em dois níveis distintos: Cidade  Alta e  Cidade Baixa.

A Cidade Baixa localizada na estreira planície litorânea, é o núcleo das atividades portuárias e comerciais, sobretudo do setor atacadista. Tem  como atrações o Mercado Modelo, com lojas de artesanato, restaurantes e bares, o solar do Ferrão, o solar do Unhão, totalmente restaurado, e a feira de Água dos Meninos, ponto de afluência dos saveiros típicos que levam produtos do recôncavo para Salvador.
 Na Cidade Alta, localizada no platô que se ergue em escarpa abrupta, a sessenta metros do porto,  os bairros residenciais contornam o centro histórico, que se caracteriza pelo comércio varejista.

Predominam em Salvador as atividades de serviços, turismo e comércio, mas é marcante o crescimento da industrialização.
O Centro Industrial de Aratu, criado em 1967, incentivou a instalação de unidades fabris, que têm crescido em número e diversificação de produtos. As principais indústrias são do setor têxtil, alimentício, de construção civil, e de transformação de couro, fumo e cacau. O pólo petroquímico de Camaçari, que industrializa o petróleo do recôncavo, funciona como centro de atração para diversas atividades da área industrial e comercial. No quadro econômico destacam-se ainda a pesca e a agricultura, em especial a de frutas como coco, laranja, banana e manga.

Um dos maiores centros turísticos do país, Salvador se beneficia de características muito específicas. Tem clima quente e ensolarado o ano todo; a beleza natural de praias, como Ondina, Arembepe, Farol da Barra, Amaralina, e de lagoas, como a do Abaeté; as manifestações variadas da cultura negra, como culinária rica e exótica, música, ritmos quentes, sincretismo religioso, terreiros de candomblé e exibições de capoeira; as festas como as do Senhor do Bonfim e o carnaval, com seus trios elétricos; e um cenário magnífico de arquitetura histórica.
Destacam-se também fortes da antiga linha de defesa da costa, como os de São Marcelo, Santo Antônio da Barra, Monte Serrat, São Pedro e Santa Maria
.
Entre os museus, são famosos o Museu de Arte Sacra -- com um acervo que reúne mais de 1.500 peças, entre imagens, esculturas, azulejos, alfaias, painéis, objetos de ouro, prata, pedra-sabão e barro cozido -- e o Museu Carlos Costa Pinto (prataria e mobília), conhecido como Museu da Prata, e o Museu de Arte da Bahia.

terça-feira, 22 de março de 2011

Atividades de Língua Portuguesa

Para meus queridos alunos da 4ª série

Objetivos:

  • Capacitar os alunos a pontuar corretamente
  • Reconhecer os sinais de pontuação presentes no texto e justificar o seu emprego;
  • Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor

Observe a pontuação:

    [...] “Olha lá, Raquel, atrás da palmeira! O ET está lá. Ela não sorriu, como eu esperava. Não entrou na minha brincadeira. “O ET não existe, papai, ela respondeu, séria. Então eu disse: Ah, é? Se não existe, por que é que você estava chorando?”. Ela me respondeu: “Por isso mesmo: porque ele não existe...”.
Que coisa misteriosa, mais bonita: que nós sejamos capazes de ter alegrias e tristezas por causa de coisas que não existem

      Atividades:
1. Circule e escreva os nomes dos sinais de pontuação utilizados no texto acima e o número de vezes que cada um foi usado.



2. Pontue as frases usando ponto final, de exclamação ou de interrogação:
a) Você já vai sair__
b) Oh__ Como o amanhecer é lindo__
c) Eu me chamo Daniela__ E você__
d) As crianças almoçaram conosco__

3. Use a vírgula onde for necessário:
a) dona Clara trouxe da feira laranja maçã uva abacate e banana.
b) Sim está na hora de tomar banho

4. Leias as frases, use as aspas e explique o porquê:
a) A menina disse: Não quero macarrão.
b) O aviso dizia: É proibido fumar

5. Use os dois-pontos e o travessão:
a)    O rapaz começou a contr
        E a lua foi subindo, subindo...
        Filhinha, por que não sentamos primeiro?  Perguntou a mãe.

b) Explique o porquê do uso dos dois-pontos e do travessão na questão 5.
 
    

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da àgua - 22 de março


Sou cristalina e  fresca,
salgada e doce.
Todos dependem de mim;
sou vida.
Existo nas nuvens em forma de gotas,
e quando caio me chamam de chuva.
Existo nos rios, nos lagos, nos mares,
nas geleiras e até nos lençóis subterrâneos.
Corro nos leitos e pulo de altas quedas;
banho-te todos os dias e mato tua sede;
alegro as plantas quando as rego,
e balanço os barcos nos mares.
Você acha que sou farta, por isso me desperdiça.
Você me polui, me maltrata.
Estou morrendo e você nem percebe…” (Luã Gabriel* – Juventude e Movimento – Belém/Pará/Amazônia/BR)

Dia contra a Discriminação Racial



Somos todos Irmãos
21 de março

Dia mundial da Água

domingo, 20 de março de 2011

O LEÃO E O RATINHO

Projeto mais Educação


O LEÃO E O RATINHO

Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pêlos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.
(Monteiro Lobato)
Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.

(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)

Objetivos:
Para o  aluno:
  • Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita
  • Diferenciar textos através da identificação das características próprias de cada gênero textual
  • Identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
  • Distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa).
  • Identificar na escrita palavras com ss ou s
  • compreender o uso da pontuação na construção de um texto.

Atividades:

a)Questões sobre o texto:
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
________________________________________________

2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror?
________________________________________________

3. O que aconteceu ao leão, dias depois  ele ter encontrado o ratinho?
________________________________________________

4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão?
________________________________________________
5. Quem são as personagens do texto?
________________________________________________

6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?

7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido?

________________________________________________________

8. Quantos parágrafos têm o texto? _______________________
     1º Parágrafo começa ________________________________
      Último Parágrafo___________________________________

9. Escrava palavras do texto que você não conhece. Isto impediu você de entendê-lo?
________________________________________________________

10. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam?
________________________________________________________

11. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto:  Ele ficou paralisado pelo terror.
________________________________________________________

12. Dê outro título ao texto.
________________________________________________________

Sobre Gramática

Escreva o aumentativo e o diminutivo das palavras abaixo:
Animal ____________     ______________
Casa______________      ______________
Porta_____________     ______________

1. Complete as palavras usando s ou ss
          
a       ave___o                                                    
         bú____ola 
         cla____e        
         di____e  
         ma____a
  pá____aro     
  pa___aporte
  __o___ego    
  __uce___o
  pince___a
  va___oura
  pa___eio
  ca___aco
  a___oalho
  pê___ego




terça-feira, 15 de março de 2011

Fábula: O Galo e a raposa

Projeto mais Educação




O galo cacarejava em cima de uma árvore. Vendo-o ali, a raposa tratou de bolar uma estratégia para que ele descesse e fosse o prato principal de seu almoço.
-Você já ficou sabendo da grande novidade, galo? – perguntou a raposa.
-Não. Que novidade é essa?
-Acaba de ser assinada uma proclamação de paz entre todos os bichos da terra, da água e do ar. De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. No reino animal haverá apenas paz, harmonia e amor.
           -Isso parece inacreditável! – comentou o galo.
-Vamos, desça da árvore que eu lhe darei mais detalhes sobre o assunto – disse a raposa.
O galo, que de bobo não tinha nada, desconfiou que tudo não passava de um estratagema da raposa. Então, fingiu estar vendo alguém se aproximando.
-Quem vem lá? Quem vem lá? – perguntou a raposa curiosa.
-Uma matilha de cães de caça – respondeu o galo.
-Bem...nesse caso é melhor eu me apressar – desculpou-se a raposa.
-O que é isso, raposa? Você está com medo? Se a tal proclamação está mesmo em vigor, não há nada a temer. Os cães de caça não vão atacá-la como costumava fazer.
-Talvez eles ainda não saibam da proclamação. Adeusinho!
-Talvez eles ainda não saibam da proclamação. Adeusinho!
E lá se foi a raposa, com toda a pressa, em busca de uma outra presa para o seu almoço.

Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas 

Objetivos: 
Desenvolver através de fábulas momentos de descontração
Possibilitar a troca de informações entre os alunos;
Promover momento de leitura e escrita em sala de aula
Trabalhar com a oralidade dos alunos;


Atividades:
Leitura em dupla

Interpretação do texto
1. Identificar  no texto  o narrador e os personagens.

1. Por que a raposa queria que o galo decesse da árvore?
   Na questão 1 estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

2. Por que o galo disse que viu cachorros vindo de longe?
  Na questão 2,  a relação raposa e galo não está éxplicita. Os alunos  precisam encontrá-la.

3. Local onde o galo estava cacarejando.

4. Esse texto é um:
   (  ) texto informativo
   (  ) fábula
   (  ) carta
Na questão 4, diferenciar textos através da identificação das características próprias de cada gênero textual?

5   Qual a moral dessa história?

Localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula
 
6.Relação do galo com a raposa (vítima x predadora)
7. Relação da raposa com os cães (vítima x predadores)

8. Nome do autor dessa fábula
    Na questão 8, o aluno identifica informação no texto, pois é importante para os sentidos do que se lê, se escreve, se fala ou se ouve. 

9. Gramática: Ver no texto e retirar:
a)  Coletivo de cães
b) Verbos no tempo: Pretérito Imperfeito
c) Uma frases  afirmativa 
d) A frase Interrogativa é:
     (  ) Que novidade é esa?
     (  ) Comentou o galo
     (  ) E lá se foi a raposa.
 e) três palavras escritas com ss

10. Teatro

Alguns  alunos vão:
Interpretar o galo e a raposa
Narrador
Os alunos precisam fazer a distinção entre narrar e ser personagem distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa).




segunda-feira, 14 de março de 2011

Tipologia Literária: Fábulas




As fábulas surgiram no Oriente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em comum: apresentavam lições morais à sociedade. A origem do termo vem do latim do verbo fabulare - conversar, narrar = fala.
As fábulas foram a primeira espécie a aparecer, distinguem-se dos outros textos pela presença narrativa pequena que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude humana terminando sempre em uma uma moral - lição de moral. A maioria das fábulas, para representar esses traços do caráter humano, tem como personagens animais ou criaturas imaginárias (fabulosas) que, geralmente, falam.
  
A primeira antologia foi Calila e Dinna, de origem Hindu e que chegou ao Ocidente por volta do século XIII, que atribuía aos animais comportamentos, reações, palavras e sentimentos aos dos seres humanos. Também nelas aparecem  a moral da história, que ao longo dos tempos  tornaram-se uma forma de cartilha de bons príncipios para as crianças trazendo animais como instrutores desses conhecimentos. Teve início, assim como os contos de fada, na oralidade e tem, com isso, uma ligação muito íntima com a "sabedoria popular".

O grego Esopo, o grande contador de histórias, trouxe as fábulas ao Ocidente (seculo I a.C ) , na Grécia. No século XVII, o francês La Fontaine foi o responsável pela grande repercussão da fábula moralidade nos países latinos, entre eles o Brasil, com suas narrativas, como: A leiteira e o pote de leite, O lobo e o cordeiro,  A cigarra e a formiga.
  
Outro grande fabulista, Monteiro Lobato (1882-1948), em seu projeto de criar uma literatura brasileira voltada para as crianças e os jovens, interessou-se por este gênero tradicional. Escreveu, então, o livro “Fábulas”, no qual reconta, em prosa brasileira moderna, algumas das fábulas antigas de Esopo, Fedro e La Fontaine, e apresenta outras de sua autoria.

Se destacam também, o italiano Calvino, o norteamericano Walt Disney e o humorista brasileiro Millôr Fernandes. Eles confirmam a perenidade dessa espécie literária.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

                                           A origem do Dia da Mulher - História


Operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, no dia 08 de março de 1857, fizeram greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário)  e salário justo.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Os direitos das mulheres no Brasil - Lei Maria da Penha

Introdução da Lei 11.340

"Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências."

A lei Maria da Penha (Lei 11.340), aprovada em 7 de agosto de 2006 trouxe uma série de benefícios para ajudar as mulheres a exercerem seus direitos e serem respeitadas na sociedade brasileira

Pesquisa realizada na Internet

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